Código: 16858
CDU: Educação especial
Cutter: A376/R574m
Autor Principal: ROCHA, Mayse Fernanda Dias
Editora: FACET, Local de Publicação: Timbauba, Ano de Publicação: 2023
Ano do Material: 2023, Tipo de Material: Artigo digital
Paginação: 17
Idioma: Português
Assuntos:
Autismo
Educação especial
Metodologia
Criança
Professor
Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente adequada junto à crianças autistas, com vistas a contribuir com o direito à educação de qualidade junto as mesmas. Para isso analisaremos as metodologias de ensino e aprendizagem na educação básica, bem como, demonstrando as potencialidades das metodologias ativas na educação dessas crianças. Assim, esta pesquisa torna-se precisa pela necessidade de mostrar ao professor, possibilidades de atuar com seus alunos autistas e que é possível trabalhar com essas crianças de maneira eficaz. Logo, o presente estudo se justifica pela necessidade de mostrar ao educador algumas formas de identificar o autismo através das características apresentadas por tal transtorno mental e analise a metodologia utilizada em sala de aula. Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, na qual foi possível observar que há uma grande dificuldade dos professores para ensinar a um autista, uma vez que, para criança autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse, para minimizar essa dificuldade de convívio social, sendo necessário criar situações de interação e sempre respeitar os limites da criança autista. Observamos, também, que os profissionais da área da educação, cada vez mais, estão buscando aprimorar seus conhecimentos sobre o tema. Os resultados nos permitiu avançar e aprofundar ainda mais os conhecimentos acerca do tema,por meio da análise e construção de diferentes formas de explorar as habilidades do autista, tornando o processo de ensino e aprendizagem um bom caminho para o seu desenvolvimento. PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Criança; Metodologias; Professor.
Referência Bibliográfica:
ROCHA, Mayse Fernanda Dias.
Metologia ativa para crianças autistas.
Timbauba:
FACET,
2023,
17 p.
Relação de Exemplares deste material
Nr. | Situação | Edição | Volume | Coleção | Campus |
---|---|---|---|---|---|
33973 | Disponível | Circula | Timbauba - Graduação |