Integração no ambiente escolar de alunos com autismo

Código: 16857

Subtítulo: desafios e caminhos para a prática de incluir

CDU: Educação especial

Cutter: A376/R572i

Autor Principal: ROCHA, Mariana da Silva

Editora: FACET,  Local de Publicação: Timbauba,  Ano de Publicação: 2023

Ano do Material: 2023, Tipo de Material: Artigo digital

Paginação: 14

Idioma: Português

Assuntos:

Autismo

Educação especial

Aluno

Escola

Inclusão

Professor

Resumo: O artigo aborda a inclusão de crianças autistas em sala de aula e, diante deste contexto ele discute a importância de um ambiente educacional adaptado às suas necessidades. A pesquisa investigou quais as dificuldades para incluir, a eficácia de práticas pedagógicas personalizadas, destaca a necessidade de abordagens integradas para atender às diversas necessidades que o educando apresente e examinou o impacto na interação social e no desenvolvimento acadêmico desses alunos. Ele destaca os desafios enfrentados por estas crianças, familiares e educadores. O artigo explora a definição do autismo, seu diagnóstico, leis, o papel da escola e dos professores no processo na inclusão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que estratégias inclusivas, apoio emocional e colaboração entre educadores, alunos e familiares são crucias para o sucesso da inclusão. Conclui com recomendações para promover uma abordagem mais abrangente da inclusão escolar, tornando estes educandos ativos no seu processo de aprendizagem, e promovendo ambientes educacionais inclusivos. Palavras-chave: autismo; professores; inclusão

Referência Bibliográfica: ROCHA, Mariana da Silva . Integração no ambiente escolar de alunos com autismo: desafios e caminhos para a prática de incluir. Timbauba: FACET, 2023, 14 p.

Relação de Exemplares deste material

Nr. Situação Edição Volume Coleção Campus
33972 Disponível Circula Timbauba - Graduação